No Brasil, a prescrição de medicamentos à base de cannabis é realizada por profissionais da área da saúde, mas não é todo médico que está devidamente apto a fazê-la.
Regulamentada pela ANVISA, a 327/19 impõe algumas pequenas normas para que médicos e profissionais da saúde possam prescrever esse tipo de medicamento de forma legal.
Dessa forma, veja a seguir quem pode prescrever cannabis medicinal e quais são os procedimentos e trâmites necessários para conseguí-la.
Profissionais que podem prescrever cannabis medicinal
A Anvisa permite que qualquer médico com CRM ativo e profissionais da saúde, como odontologistas, possam prescrever produtos à base de cannabis.
Porém, ainda são poucos os profissionais que realmente conhecem o mecanismo do sistema endocanabinóide e se habilitaram a fazer a prescrição por meio de especializações em medicina canábica.
Dessa forma, achar um médico especialista em cannabis antes de iniciar um tratamento à base das substâncias da planta é fundamental!
E se houver a necessidade de prescrição médica, a Equilibra Cannabis faz a ponte entre o paciente e o médico especialista.
Logo após a consulta e com a prescrição em mãos, fazemos o acolhimento do paciente, cuidando de todos os detalhes sobre a importação do produto de forma gratuita.
Quais são os procedimentos necessários para a prescrição de cannabis medicinal?
Em primeiro lugar, o paciente deve consultar o profissional de saúde, responsável em fazer a prescrição dos medicamentos e que também dará orientações específicas sobre o tratamento.
Com a prescrição em mãos, no caso da importação de medicamentos, deve-se solicitar uma autorização junto a Anvisa.
Lembre-se: a Equilibra realiza todo esse processo de emissão da licença de importação (LI) emitida pela ANVISA.
Logo após que a LI for aprovada, o paciente pode adquirir os produtos prescritos, como a Equilibra.
Registro
Após o registro, a Anvisa tem 20 dias corridos para aprovar a solicitação — período que pode ser prorrogado por mais 10 dias.
A autorização da importação é feita conforme a quantidade e tipo de produto, além das marcas definidas pelo profissional de saúde.
Renovação
Após 2 anos é preciso entrar com um pedido de renovação da autorização junto à ANVISA. Porém, vale ressaltar que a receita médica tem validade de apenas 6 meses.
Tipos de receitas
Para a importação de medicamentos com menos de 0,2% de THC, as receitas necessárias são do tipo B (azul), ou seja, de controle especial.
Já a dispensação dos produtos de cannabis com mais de 0,2% de THC, além de ser feita por um farmacêutico em farmácias e drogarias, só é possível através da apresentação de uma receita do tipo A (amarela).
Benefícios apresentados pelos produtos à base de cannabis
Os canabinóides — classe de compostos químicos ativos produzidos pela planta — agem no sistema endocanabinoide, a fim de manter em equilíbrio todas as funções do organismo.
Um dos canabinóides encontrados em maior abundância na planta, o canabidiol (CBD), é o principal foco dos pesquisadores da área. Isso porque ele apresenta inúmeros benefícios terapêuticos, com eficácia comprovada no tratamento dos sintomas de diversas condições clínicas.
No Brasil e no mundo, algumas das principais condições médicas que se beneficiam do uso tratáveis pelo uso da cannabis, são:
- Alzheimer;
- Ansiedade;
- Artrite reumatoide;
- Câncer;
- Depressão;
- Diabetes;
- Distúrbios do sono;
- Doença de Parkinson;
- Dores crônicas;
- Epilepsia;
- Esclerose múltipla;
- Estresse;
- Fibromialgia;
- Paralisia cerebral;
- Psoríase;
- Síndrome de Burnout;
- Síndrome de Down;
- Transtorno bipolar.
Como a Equilibra pode te ajudar com o seu tratamento à base de cannabis
A Equilibra atua como uma facilitadora, que intermedia a venda de produtos de cannabis.
Assim, oferecemos uma ampla diversidade de medicamentos de cannabis, cuidadosamente selecionados e de alta qualidade, elaborados pelos melhores fabricantes do mundo.
Conectamos pacientes a médicos e médicos a fornecedores e pacientes, cuidando de todos os trâmites necessários junto à Anvisa.
Além de resolver quaisquer embaraços aduaneiros, da importação até a entrega do produto na casa do paciente!