A pouca variedade e os altos preços dos medicamentos à base de cannabis faz com que a importação ainda seja a melhor forma para adquirir esses produtos no Brasil. Somente em 2021, mais de US $5 milhões em cannabidiol, 40,1% a mais do que no ano anterior, segundo dados levantados pela empresa Logcomex, foram importadas para o país.
E por mais que a tendência desse comércio seja o contínuo crescimento, muitas pessoas ainda não sabem como funciona a importação de produtos à base de cannabis.
A ANVISA vem facilitando o acesso a esse tipo de medicamento, porém vale ressaltar que a importação de produtos à base de cannabis só é permitida para fins medicinais e mediante prescrição médica.
Como iniciar o processo de importação de produtos à base de cannabis?
Consulta médica
A prescrição emitida pelo profissional, possui validade de seis meses e também contém algumas informações mais técnicas, como o nome comercial do produto receitado, a posologia (dose diária) e os dados do profissional responsável pela prescrição, pode se dar início a importação do produto
Como mencionado anteriormente, o processo de importação de produtos canábicos, se inicia ainda na consulta médica, no qual o médico ou profissional da saúde especializado prescreve ao seu paciente o uso de fitocanabinoides baseado em seu quadro clínico e histórico de tratamento.
Cadastro na ANVISA
Com a prescrição médica em mãos, o paciente pode dar entrada em uma das principais etapas do processo de importação de produtos à base de cannabis: a obtenção da Licença de Importação (LI), que deve ser solicitada a partir do cadastro do paciente (ou do seu representante legal) no site oficial do Governo Federal ou de modo facilitado e sem custos com nossos consultores.
A LI possui validade de 2 anos e autoriza a entrada do canabidiol no país. O documento é emitido pela ANVISA, após a análise e a verificação da conformidade do pedido do paciente com as normas sanitárias do Brasil.
Compra do produto
A partir do momento que a LI é aprovada pela ANVISA, o paciente pode partir para a importação dos produtos prescritos através de uma empresa que realiza o intermédio entre paciente e fornecedor, como a Equilibra.
Por fim, também é necessário que os produtos à base de cannabis sejam transportados e armazenados em condições adequadas para preservar sua qualidade e eficácia. Por isso, a escolha de uma empresa de transporte e logística que seja especializada nesse tipo de carga é uma outra etapa importante do processo de importação.